Números de Pelé é de impressionar qualquer um
O mundo perdeu o maior jogador da história em 2022, o Rei Pelé faleceu no dia 29 de dezembro e deixou milhões de fãs em todo o planeta. O perfil ‘Noite de Copa’ fez um levantamento de todos os números do Pelé durante a sua carreira, e as estatísticas do rei do futebol são de cair o queixo. Pelo Santos, Pelé jogou 659 jogos, com incríveis 643 gols e 277 assistências, além de dois mundiais de clubes, duas Copa Libertadores, uma recopa, seis campeonatos brasileiros, quatro torneios Rio-São Paulo, e 10 Campeonatos Paulistas.
Pelé saiu do Santos rumo ao futebol estadunidense, pelo New York Cosmos, o camisa 10 jogou em 64 partidas, com 37 gols, 23 assistências e venceu uma vez a Major League Soccer, a famosa MLS. Na Seleção Brasileira, a lenda marcou 77 gols em 92 oportunidades, além de ser o primeiro e único jogador a vencer a Copa do Mundo por três vezes.
Insubstituível
No total, Pelé marcou 757 gols, deu 348 assistências e venceu 29 títulos, em 815 partidas disputadas. Todos os números são em partidas oficiais, se formos contar os números totais, Pelé tem 1.282 gols, sendo 1.091 pelo Santos e 95 pela Seleção, além dos gols pelo Cosmos.
O Rei do futebol faleceu devido à falência de múltiplos órgãos, ocasionada em decorrência do câncer de cólon que o ex-jogador lutava contra.
Devido ao grande laço que o Rei Pelé tinha com o Santos, o time da Vila Belmiro, por meio do seu presidente à época, Andrés Rueda, cogitou aposentar a lendária camisa 10 do Peixe, inclusive, Kely Nascimento, filha de Pelé pediu diretamente ao mandatário que a homenagem fosse realizada.
Entretanto, foram levantados vídeos antigos em que o próprio Rei do futebol argumentava que essa não seria a sua vontade, dessa forma, a camisa 10 não foi aposentada, mas não será utilizada na Série B, de acordo com o novo presidente, Marcelo Teixeira.